Nesta publicação, a Detetive Marta preparou para você um artigo completo, explicando quais o quê um Detetive pode ou não fazer. Confira:

1. OS DETETIVES PODEM QUEBRAR A LEI? NÃO.

Bem, não. Somos pessoas comuns, com poderes regulares. Temos experiência em obter informações, mas certamente não temos poderes especiais que dizem que não precisamos cumprir a lei.

Claro, os Detetives podem criticar um caso que um civil normal não pode. Mas isso não significa que eles tenham poderes sobre-humanos. Na verdade, eles são apenas pessoas comuns.

O que torna os Detetives diferentes da sua pessoa, no entanto, são a experiência, as ferramentas e os recursos.

Normalmente, isso vem de anos trabalhando na força policial, experiência militar, treinando como aprendiz, ou ganhando uma licença de investigador privado oficial do estado.

2. OS DETETIVES PODEM ENTRAR EM COMPUTADORES OU TELEFONES? NÃO.

Quando se trata de investigar telefones, contas de e-mail, contas bancárias e perfis de redes sociais, a única maneira de acessá-los legalmente é com a permissão expressa do proprietário.

Às vezes, isso causa problemas, pois as pessoas tendem a pensar que estas são as únicas formas de obter as informações que estão procurando.

Por exemplo, e se um marido quiser ver se sua esposa está traindo ele? Certamente ele só pode verificar os registros do telefone para ver se ela está ligando para outra pessoa.

Se ele está pagando sua conta de telefone, então, tecnicamente, é sua conta. Mas, mesmo nessa situação, ele teria que obter uma intimação para ver isso.

Mesmo perseguir o telefone do seu parceiro tem suas limitações. Pode ser legal em algumas circunstâncias, mas pode não ser admissível no tribunal.

Se você quiser provas do caso de seu parceiro, você terá que obter uma prova inegável sem quebrar a lei. É aí que a vigilância entra …

3. OS DETETIVES PODEM SEGUIR ALGUÉM PARA VOCÊ? SIM!

A vigilância é muitas vezes a melhor maneira de obter a evidência que você está procurando sem entrar em dificuldades legais.

Se você acha que seu marido está traindo você, não podemos receber a mensagem de texto, mas podemos colocar vigilância sobre ele e segui-lo para ver se ele está traindo.

Como funcionam as vigilâncias? Normalmente, os Detetives “sentam-se em um local, para ver quem está na casa, quem vai à casa, descobrir quem está lá e seguir a pessoa da casa para um local diferente.

Essa sensação de imprevisibilidade, embora emocionante, pode dificultar a vigilância. Os Detetives devem seguir um alvo através das multidões, nos trens do metrô e, se for caótico, os Detetives podem até mesmo perdê-los.

Mas com todos os seus anos de experiência, os Detetives são profissionais que “pensam em seus pés e se adaptam às circunstâncias com muita facilidade. Eles tornam o trabalho fácil, mesmo quando não é.

Os métodos modernos também tornam a vigilância mais barata, e menos sobre a suspensão em carros do que costumava ser. Detetives modernos podem configurar câmeras remotas, ou mesmo rastrear veículos usando uma base de dados nacional.

4. OS INVESTIGADORES PODEM AGIR COMO HERÓIS? NÃO.

Ok, esse pode ser óbvio, mas, na televisão, os detetives são anunciados como heróis com carros esportivos e tecnologia extravagante que fará qualquer coisa – mesmo quebrar a lei – para resolver o caso.

Brian Willingham, o presidente da agência de investigação privada Diligentia Group, assegura-nos um dia no trabalho não é como um episódio de Sherlock Holmes.

Mas, enquanto Hollywood coloca um brilho na vida do detetive, eles também conseguem resolvê-lo. Não funciona assim. Investigadores privados passam longas horas no trabalho rastreando pessoas de interesse para quebrar o caso.

“Não acredite no que vê na TV”, aconselha o gerente de rede do investigador privado da Trustify, Mike Hunter. “Nós somos muito bons, mas não vamos encontrar os extremistas radicais em 60 minutos com intervalos comerciais”.

Em vez disso, para casos envolvendo vigilância ou pesquisa profunda, espere pelo menos alguns dias ou mais para ter suas respostas de seu investigador particular.

5. OS DETETIVES PODEM ENCONTRAR A MAIORIA DAS INFORMAÇÕES ON-LINE? MAIS OU MENOS.

Não é tão emocionante como seguir um potencial traidor através de uma cidade, mas pesquisar é uma habilidade altamente útil que os pesquisadores particulares têm para todos os tipos de casos, do rastreamento de falhas (onde eles vão localizar alguém) para pesquisas de ativos.

Como os pesquisadores têm acesso a recursos e bancos de dados que um civil comum não faz, sem mencionar a experiência e o know-how, muitas vezes podem descobrir coisas que outros não podem.

Encontrar registros de adoção ou localizar um ex-cônjuge para atendê-los papéis de pensão alimentícia pode muitas vezes ser realizado sem que um investigador tenha deixado seu computador.